14 de maio de 2010

ODONTOLOGIA POPULAR, FIQUE ESPERTO !!!

Cuidar do dente pode custar ao paciente R$ 10 em alguns consultórios populares. Mas o preço bom às vezes significa sujeitar-se a clínicas irregulares e sem condições de higiene.


Extrair um dente já é mais barato do que fazer pé e mão! Essa é apenas uma das facetas da incrível guerra de preços deflagrada por clínicas populares. Nesses estabelecimentos, o cliente paga a bagatela de R$ 10 para extrair um dente; “Obturações” e remoções de siso custam a partir R$ 20 e um tratamento de canal, R$ 80.

Os preços desses procedimentos, que envolvem sérios riscos à saúde dos pacientes, são comparáveis aos praticados por uma manicure num salão de beleza, onde para fazer pé e mão uma pessoa desembolsa, em média, R$ 15.

A cotação nas já apelidadas “clínicas pop” é muito inferior à da tabela recomendada pelo Conselho Regional de Odontologia (CRO), que é considerada uma referência de preço mínimo a ser praticado nos consultórios, o que torna descaradamente visível a incompatibilidade destas clínicas com a realização de correta odontologia.

Outra forma de se observar a deficiência dos trabalhos que estes estabelecimentos promovem, é a verificação de uma redução da hora clínica (tempo de atendimento):
Numa clínica popular, os pacientes deverão obrigatoriamente ser atendidos em período inferior a 30 minutos, para que o dentista consiga atender a demanda de 20 e 25 pacientes por dia; enquanto que num consultório normal, dificilmente se passa dos 10 pacientes, pois nestes são respeitados os tempos mínimos de realização dos procedimentos, o preparo do consultório entre um paciente e outro, o que por fim possibilita maior atenção ao tratamento e as necessidades de cada paciente.

Parafraseando os comediantes locais Nico e Lau: Fique esperto !!!


Mastercard - Visa - American Express - Diners Club Internacional - Hipercard - Aura - Itau - Bradesco.
ARAUJO&GINGER - Estética Dental
Av. 24 de Outubro, Centro
CASA451

5 comentários:

Roger disse...

Primeiro você postou fotos da Índia onde o grau de miserabilidade e condições higiênicas é muito pior que no Brasil, provavelmente para impressionar seus leitores-clientes-pacientes. Uma coisa são os práticos da India, outra são as clínicas populares no Brasil. As clínicas populares odontológicas surgiram para atender a parcela do povo que não tem condições de pagar tratamentos caríssimos.A tabela do CRO é RECOMENDADA, e se houver alguma irregularidade deve ser fiscalizada e punida, não generalize portanto. O que a "correta odontologia" deve fazer é colocar preços mais populares ao povão assalariado. A concorrência é algo salutar. Desculpe, mas dei minha opinião, tenho opinião formada e seu texto não me influenciou em nada. Estou muito satisfeito ao frequentar essas clinicas populares, de outra forma não teria como pagar os tratamentos que são, na maioria dos casos, exorbitantes. No entanto respeito a sua opinião. Sorte e sucesso para você.
espectrodaweb@gmail.com

Unknown disse...

Se as clínicas populares propusessem tratamento qualificado... acho que não teria problema mesmo... O que aparece no meu consultório só tirando foto!!! Inexplicável. Rs

Dr Diogo CROPR 18401

Anônimo disse...

Ow, eu sou dentista, e trabalho em uma clínica que teoricamente seria popular. Não posso me sujeitar aos valores tabelados pela clínica não, gasto uns 40 minutos pra fazer uma CL II, e querem me pagar R$30,00 pra depois eu ter que dividir esse valor com a clínica, ou seja, eu ganharia 15,00 por 40 min. de trabalho? Eu não acho caro cobrar R$60,00 por um procedimento desses, visto que eu procuro fazer o uso correto de materiais de excelente qualidade. Atendo rotineiramente pessoas que fizeram restaurações de R$20,00 ou R$30,00, e que caíram.. frequentemente acontece. Acho que deve haver um meio termo entre qualidade de material e habilidade do profissional. Eu não atendo a preços populares (Aqueles vulgarmente conhecidos como "prostitutos") pq sei os quase R$100.000,00 que gastei pra me formar. Não é o paciente quem dá preço, e sim o profissional, pena que poucos parecem saber disso.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...

Os orgãos públicos devem ser os responsáveis em atender bem a população em geral indepedente de condição social, etnia e gênero; seja no serviço de saúde, educação, segurança, transporte, etc...
Nós que somos Cirurgiões-dentistas, devemos ter consciência de que como profissionais da saúde, temos a obrigação de prestar um bom atendimento\tratamento independente de onde estivermos trabalhando.
Se os donos das clínicas ditas "populares" não tem o devido cuidado com os procedimentos sejam clínicos, laboratoriais ou de biossegurança, temos a obrigação de tentar mudá-los. Devemos mostrar que todos podem sair ganhando, a clínica, o dentista e o paciente. Não devemos desistir nunca.
Agora uma coisa é certa, também não podemos ficar de olhos fechados e não denunciar os abusos dessas clínicas . Orgãos como a ABO, CRO, e Sindicatos recebem diariamente inúmeras denúncias. Se você está insatisfeito, denuncie.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Web Hosting Coupons