31 de março de 2010

O que é Mock-up dental?







Esta foto NÃO é do resultado final, é parte do estudo para planejamento estético deste paciente, a foto final é um ensaio do que foi planejado, NENHUM procedimento (plastia gengival, clareamentofacetas) foi realizado, este é o MOCK-UP.
 O termo mock-up é uma adaptação do inglês para nossa língua, é utilizado para denominar um esboço, uma réplica, uma maquete, um ensaio de teste para visualizar o resultado do que se espera.

Em odontologia este ensaio pode ser muito importante em alguns casos. Quando fazemos um modelo de estudo da boca a ser transformada, perdemos algumas referencias como linha média e linha interpupilar sem elas podemos cometer alguns erros como inclinar a linha média durante o enceramento diagnósticodesalinhando todo o sorriso.
enceramento diagnóstico será transferido através de um guia para a boca, então o estudo deve estar muito próximo da perfeição em simetria e alinhamento.
Mock up em resina Acrílica caracterizado, sendo removido do modelo de gesso para instalação em boca, observe que todos os dentes estão unidos para promover um posicionamento mais próximo possível do enceramento diagnóstico.

O mock-up pode ser realizado previamente em modelo de gesso em resina acrílica e encaixado nos dentes para visualizar o estudo, no entanto este procedimento também pode ser feito diretamente na boca com as mesmas resinas que irão ser utilizadas (fazendo também uma prova de cor) ou com uma resina chamada de bis-acril em uma só cor, como na segunda foto acima.

Quando há uma assimetria muito grande de bordas incisais, gengiva e lábios como no caso ilustrado o mock up se torna indispensável. Com o mock-up posicionado podemos verificar que o o lado esquerdo do paciente está comas bordas mais baixas que o direito e não segue a curvatura do lábio inferior. Sabendo disso devo transferir esta informação para o meu enceramento para que eu tenha uma maior previsibilidade ao confeccionar as lentes de contato para este paciente

CASO FINALIZADO Com as lentes de contato confeccionadas com excelência pelo laboratório OPENLAB para o consultório Araújo&Ginger!

Quer saber como ficaria se transformasse seu sorriso? Faça um mock up!



Araújo&Ginger Odontologia Estética
CASA451
Av. 24 de outubro, n 451
Centro - Cuiabá MT

1 comentários:

Rogério Marques disse...

estou adorando essas materias!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Web Hosting Coupons