Doença periodontal é uma doença inflamatória causada por infecção que acomete as gengivas o cemento, ligamento periodontal e osso que sustentam os dentes. Caracteriza-se da perda tecido ósseo adjacente. A evolução deste processo leva à perda dos dentes, pois o comprometimento e a destruição, pela ação bacteriana, acumulo de tártaro e inflamação destas estruturas colaboram para a formação de bolsas periodontais que levam à mobilidade dentária.
Pessoas com doença periodontal podem usar aparelho?
Sim desde que enquanto estiverem em tratamento com o ortodontista tenham um acompanhamento de um periodontista (dentista especialista em tratar as doenças das estruturas de suporte do dente) para que esse possa orientar o paciente a sempre manter a correta higienização. Caso contrário a movimentação ortodôntica poderá levar a uma maior perda óssea deixando os dentes cada vez com mais mobilidade.
Qual a diferença do tratamento ortodôntico em pacientes com doença periodontal?
Geralmente o tratamento é mais lento pois é necessário o emprego de forças mais leves, além disso movimentações muito grandes devem ser evitadas para diminuir a chance de perder osso na região por onde os dentes são movimentados. Também deve-se ter períodos de ativação mais espaçados para permitir a completa recuperação do osso. Após a remoção do aparelho o período que o paciente deve usar a contenção também deve ser maior pois a chance de recidivas (dentes voltarem a se movimentar ou entortar) é maior que em pacientes saudáveis.
Dr. Rodrigo Pagnoncelli
ARAUJO&GINGER - Estética Dental
Av. 24 de Outubro, Centro
CASA451
0 comentários:
Postar um comentário