19 de março de 2010

Cirurgia Bariátrica e os dentes...

Pacientes que procuram a cirurgia de redução de estômago para resolução do problema da obesidade, devem ficar alerta, as mudanças que sofreram física, biológico e psicologicamente podem afetar a saúde bucal.

O humor e a medicação podem levar a diminuição do fluxo salivar aumentando o risco a cárie, além da quantidade de refeições aumentadas ao longo do dia que deverão ser prosseguidas de uma escovação dental. A dieta e a ocorrência surtos compulsivos de ingestão de açúcar devem também ser acompanhadas e controladas por um grupo de profissionais integrado (terapeuta, nutricionista, médico e dentista).

Outro fator complicador é a regurgitação. Após a cirurgia o paciente passa por uma adaptação dos hábitos alimentares e muitas vezes exagera na quantidade de alimento ingerido, o estômago regurgita a refeição e leva ácido gástrico para a cavidade bucal, elevando o risco a cárie e fazendo uma corrosão(desmineralização) dos tecidos dentários com os quais entra em contato
.


A Paciente ao lado possui desmineralização nos dois incisivos centrais e laterais causada por regurgitação.



É importante lembrar também, que durante no processo de adaptação, a mastigação, será uma ferramenta ainda mais importante para a digestão dos alimentos, e que por isso ausências dentárias devem ser solucionadas através da confecção de próteses antes da cirurgia.

Portanto faça um acompanhamento pré e pós operatório de sua saúde bucal antes de se submeter a Cirurgia Bariatrica.




Araújo&Ginger Odontologia Estética
CASA451
Av. 24 de outubro, n 451
Centro - Cuiabá MT

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Web Hosting Coupons