17 de dezembro de 2009

NATAL PARA REFLETIR

Papai Noel dentista já!

(Mafabami)

Junto ao meio-fio, manobrando o carro, a vi passando.
Magra alta e apesar da manhã de sol, vestia ela uma blusa de lã com mangas compridas...

Lembrei da sua fisionomia de outras vezes e do menino com um cachorrinho, associei os três, que transitam nessa rua de vez em quando.

Aquela mulher adentrou o quintal da casa vizinha, vazia no momento, e de lá saiu levando algo, que não identifiquei de imediato. Era cedinho, e seu ar tristonho lembrou-me das moedas na bolsa, ao imaginá-la em jejum.

Dei partida no carro e fui parando próxima a ela que também parou na calçada,- “a senhora poderia ficar com estas moedas, por favor? É que fiz uma promessa e... vejo que está recolhendo latinhas vazias..." fui me justificando ao abordá-la, já que ela nada me pedira, apontando a latinha amassada em sua mão.

O sorriso e o "Deus abençoe" que recebi em troca era sinal do quanto estava ela agradecida e até a próxima esquina também fui sorrindo olhando-a pelo retrovisor, a contar os poucos reais que lhe dera.

Meu natal começava com aquele encontro, meu dia iniciava tão feliz, mas... durou-me pouco a alegria na alma. Caí na real, dando-me conta da juventude e beleza que aquela pessoa mostraria não fosse a desnutrição e a ausência dos incisivos superiores...

Urgentemente! Precisamos de um Papai Noel dentista!

Há alguns anos, em entrevista, o ator Stepan Nercessian dizia: “... o Brasil é o país dos desdentados..." no que eu concordo com ele!

O sorriso sem os dentes daquela moça não quero esquecer! Não devo esquecer!

Precisamos todos reivindicar, desejar a saúde da boca, da cabeça, do corpo inteiro desses nossos irmãos, para que o natal de todos seja mesmo um momento de alegria e reencontro com a vida.

Preciso parar de sentir alegria ao dar esmolas! O resto do dia senti-me uma tola ao ser tomada por um tipo de compaixão que não melhora a vida do próximo. Precisamos buscar uma felicidade que seja fruto da promoção da cidadania dessas pessoas.

Os jornais e revistas vêm divulgando progressos na economia brasileira, mas nas calçadas não é isto que se está vendo...

Aquela mulher deu-me o melhor de si: um sorriso de agradecimento... e deu-me junto um grande recado: "estou na pior!"

Muita gente do "povão" não tem dente, nem café da manhã, muito menos terá qualquer tipo de Natal!

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Web Hosting Coupons