Paciente sexo feminino 20 anos, com desgaste dentário incisal e palatino devido ao refluxo de suco gástrico, este desgaste é muito semelhante ao que ocore em pacientes com bulimia.
A foto ao lado retrata a mesma paciente agora com seus dentes restaurados através de coroas em porcelana nos quatro incisivos superiores
Quais problemas de saúde bucal estão associados a distúrbios alimentares?
A anorexia e a bulimia podem danificar seus dentes de diversas maneiras.
Um indivíduo com bulimia entra em um ciclo de comer compulsivamente e vomitar. Os ácidos estomacais durante o vômito passam pela boca e podem desgastar o esmalte do dente, causando cáries, descoloração e até a perda do dente.
Como os dentes ficam com uma aparência gasta e amarelada, o dentista pode ser o primeiro a notar os sinais deste distúrbio alimentar. A odontologia cosmética pode ajudar a corrigir o esmalte danificado dos dentes.
Na anorexia, a quase inanição priva o organismo dos nutrientes de que necessita. Pode-se desenvolver uma osteoporose com um enfraquecimento dos ossos maxilares que suportam os dentes podendo-se chegar até à perda do elemento dentário.
Em ambos os casos, é essencial que se trate as causas subjacentes que levam à anorexia e à bulimia, bem como que se trate as complicações dentárias delas resultantes. Embora o dentista possa reparar o esmalte danificado dos dentes, ele não poderá tratar o distúrbio alimentar real. Casa você tenha - ou suspeite ter - algum distúrbio alimentar consulte seu médico.
0 comentários:
Postar um comentário